Quando o professor de química Bharat Baruah, da Universidade Estatal de Kennesaw, na Geórgia, começou a fazer experiências com madeira, não fazia ideia de que esse passatempo conduziria a uma nova alternativa ao vidro de janela. Juntamente com o estudante Ridham Rawal, desenvolveu madeira translúcida reforçada com uma antiga mistura de arroz glutinoso e claras de ovo, uma receita enraizada nas tradições do nordeste da Índia.
Publicidade
Baruah vem do estado de Assam, onde edifícios do século XVI ainda estão de pé graças a misturas de construção à base de arroz e proteínas. Ele questionou-se: será que esta mistura poderia ser utilizada não só para dar força, mas também para criar um material translúcido, flexível e amigo do ambiente?
A equipa escolheu madeira de balsa, da qual foram removidas a lenhina e a hemicelulose, deixando apenas uma base de celulose transparente. Esta foi depois impregnada com uma “cola” natural feita de ovos e arroz. O resultado é uma folha flexível e translúcida, resistente ao stress e adequada para substituir o vidro nas janelas.